De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Minha Festa Junina
Nós morávamos no sítio e resolvemos fazer uma festa junina. Preparamos tudo, fizemos barraquinhas, convidamos os parentes, os preparativos estavam indo muito bem. Catamos lenha para a fogueira. Ensaiamos para dançarmos, fizemos vinho quente com pedacinhos de maçã e abacaxi, fizemos quentão, doces de vários sabores e gostos. Estava indo tudo muito bem.
Cada um que veio trouxe também um prato e partilhamos tudo, divertimos a beça, dançamos a quadrilha todos com seus pares vestidos com roupas caipira. Como estava boa a festa. Quando nos divertimos assim, uma diversão sadia é muito boa, é inesquecível.
Flávia Conceição de Paiva – 5º ano E
Profª Carla
Informática - Paint
a festa ta chegando muito parabens professora paula e todos o alunos
ResponderExcluirOs cartazes ficaram lindos...Parabéns professora Paula e alunos!
ResponderExcluirA escola está colorida e enfeitada...Graças à vocês!
Bjs Marlene Brizolla
esse casamento foi estranho mais saiu bem
ResponderExcluir